Laticastelli 141 M

Toscana celebra colheita das uvas com festivais de vinho em setembro.

Avalie esse destino

O mês de setembro marca o período da colheita das uvas na Toscana, conhecido como vindima. Não à toa, a região italiana recebe diversas festas para celebrar o início do processo de produção de alguns dos vinhos mais famosos do mundo. Quem pretende participar pode contar com a hospedagem no hotel Laticastelli Country Relais, localizado em Rapolano Terme, a apenas 20 minutos de Siena, e próximo das principais comunas que organizam estes festivais e feiras gastronômicas.

 

Em Grosseto, na região de Pitigliano, o turista pode degustar o elegante Bianco de Pitigliano DOC, um dos poucos vinhos brancos produzidos na terra do vinho tinto. Nas adegas acontecem jantares especiais e bailes. Ainda na província, desta vez na cidade de Scansano, a Festa dell’Uva é realizada em dois finais de semana, no dia 22 e 23 de setembro e depois 29 e 30 do mesmo mês. As ruas do centro histórico são transformadas em uma grande festa com música, desfile de carros alegóricos, mercado de artesanato e muito vinho Morellino.

 

Siena também deve entrar na lista com a sua Festa dell’Uva e del Vino em Chiusi. Lá, acontecem degustações guiadas por experientes sommeliers, refeições preparadas com produtos locais nas adegas e performances itinerantes de 28 a 30 de setembro. Em Lucca, o turista pode provar o famoso vinho Montecarlo e em Manciano acontecem espetáculos de fogos de artifício com degustações de vinhos nas adegas e de pratos como o saboroso crepe coberto com queijo.

 

Já na região de Florença são muitas as opções de festas, com destaque para a Expo del Chianti Classico, de 6 a 9 de setembro, que está na 48º edição e conta com programação completa de eventos culturais, degustação de vinhos e apresentação de novos rótulos, exposições e estandes com venda de produtos típicos, como o presunto toscano. Outro interessante festival gastronômico é o Boccaccesca Food and Wine Festival, que todos os anos reúne milhares de visitantes nas ruas medievais da cidade de Certaldo Alto. Neste, ocorre de 5 a 7 de outubro, e além das degustações de vinhos como Chianti Classico e Brunello di Montalcino, é possível provar os melhores e mais frescos produtos da região, entre pães, sopas e bolos, e também assistir competições entre renomados chefs italianos.

 

Ainda, dentro do hotel Laticastelli, os hóspedes podem provar delícias da Toscana no restaurante La Taverna, sob o comando de um novo chef, Cosimo Nardella. As refeições podem ser acompanhadas de vinhos vindos diretamente das vinícolas de maior prestígio das regiões de Chianti e Terre Senese.

 

Mais informações podem ser obtidas em www.laticastelli.com ou com as principais operadoras e agências de turismo.

Você também pode gostar de: