00_Top-Travel-Trends-for-2018_209155915_06photo_FT

Vai fazer uma viagem internacional? Veja algumas dicas.

Avalie esse destino

Quando programamos uma viagem, nosso principal foco é relaxar e nos livrar do estresse do dia a dia. As tecnologias de meios de pagamento têm sido uma grande aliada com lançamentos e inovações que ajudam a poupar tempo e oferecem praticidade, segurança e um serviço cada vez mais personalizado – que possibilita o consumidor escolher, entre as opções, a que ele mais se identifica.

De acordo com estudo realizado recentemente pela Visa – o Global Travel Intentions, embora os viajantes estejam cada vez mais adotando a tecnologia para planejar suas viagens e navegar em seus destinos – 83% em 2017 em comparação a 78% em 2015, os números ainda apontam uma contradição quando revelam que 77% das pessoas ainda preferem usar o dinheiro em espécie ao fazer compras.

Muitas pessoas estão tão habituadas à rotina do dinheiro em espécie que se esquecem de aproveitar melhor as vantagens do pagamento eletrônico na hora de viajar.  Para facilitar, listamos algumas dicas que podem te ajudar a planejar sua viagem:

  • Usar o cartão de crédito, pré-pago ou débito para compras oferece mais segurança, conveniência e facilidade, além de dispensar o trabalho de sair em busca de caixas eletrônicos ou correr risco de circular com dinheiro em espécie em mãos.
  • Para garantir ainda mais a segurança, opte sempre que possível, por terminais de pagamento ativados por chips ao usar seu cartão. O chip reduziu significativamente a fraude por falsificação, enquanto a utilização de uma senha para identificar o titular do cartão evita a fraude por perda ou roubo.
  • Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente ao emissor do cartão e solicite o seu bloqueio ou o cancelamento. Anote o número do protocolo de atendimento e solicite um comprovante do serviço. Caso esteja no Brasil, providencie um Boletim de Ocorrência – nos casos de furto a ocorrência pode ser feita online. Acompanhe as movimentações de seu cartão por meio dos canais disponíveis pelo emissor e se perceber alguma transação que não reconheça, comunique imediatamente ao emissor.
  • Se o destino for um país onde a moeda não é tão valorizada e cada minuto é precioso demais para perder tempo com cálculos ou procurando casas de câmbio com cotações justas, use o cartão de crédito, que oferece a mesma cotação a qualquer hora do dia.
  • Notifique o emissor de seu cartão sobre sua viagem para ajudar a monitorar suas compras, especialmente, em casos de fraude. A maioria dos bancos já disponibiliza essa opção em seus aplicativos.
  • Um serviço muito útil é a opção de envio de alerta por sms para acompanhar os gastos no celular. Assim como a ativação do aviso viagem, esse serviço também costuma estar disponível nos aplicativos ou canais de atendimento dos bancos.
  • Cuidado com os e-mails com falsas promoções ou supostas comunicações de bancos. A Visa nunca pede dados bancários por telefone ou e-mail, pois essas informações são de responsabilidade dos emissores.
  • Faça cópias dos documentos, incluindo o passaporte – e as tenha guardadas em local seguro.
  • As tarifas de roaming de dados podem ficar mais caras no exterior. É importante configurar o celular para evitar o roaming. Ou, se preferir, garanta um plano internacional.

Boa viagem e divirta-se!

Você também pode gostar de: