Toddler girl buckled into her car seat

Vai viajar de carro com a família? Veja algumas recomendações.

Avalie esse destino

Viajar com crianças é ótimo, mas requer atenção e cautela, já que, além de providenciar toda a documentação necessária, é preciso se preocupar também com logística, segurança e conforto da criança. Pensando nisso, a Rentcars.com, agência de viagens online (OTA) especializada em locação de veículos, listou algumas recomendações importantes para garantir o bem-estar dos pequenos e evitar imprevistos na hora de viajar com a família.

Independente do destino ou do meio de locomoção, estar atento à legislação é importantíssimo. Ao alugar um carro, é preciso sempre estar com a carteira de habilitação em dia e checar a necessidade de autorizações específicas para o país de destino. Menores de 18 anos que estiverem viajando com ambos os pais ou com um parente de até 3º grau (irmãos maiores, tios, avós, bisavós) devem apresentar documento de identidade que confirme a filiação. Viagens com apenas um dos pais ou com algum responsável legal requer a apresentação de autorização registrada em cartório, assinada por ambos os pais, outro responsável legal ou pelo Juizado de Menores. No caso de viagens internacionais, é necessária a apresentação de passaporte e de autorizações judiciais com firma reconhecida em caso de viagens desacompanhadas de um dos pais. Dependendo do destino, a carteira de vacinação também é obrigatória. E, lembre-se, todos os documentos devem ser originais, nada de cópias.

“Nossa recomendação é que os pais sempre busquem a melhor opção tanto para eles, quanto para as crianças. Escolher um determinado tipo de veículo, com mais espaço, com itens adicionais, como as cadeirinhas, GPS, ou até mesmo proteção adicional, por exemplo, podem resultar em uma experiência satisfatória ao cliente e uma viagem segura e confortável para toda a família”, ressalta Vivian Almeida, Diretora Comercial da Rentcars.com

Além dessas recomendações, a Rentcars.com selecionou outras 4 dicas importantes para quem pretende alugar um carro e viajar com a família:

1-    Qual carro escolher?

Antes de partir, é preciso escolher um veículo que atenda a suas necessidades e que promova conforto para a família. Caso ela seja grande, a recomendação é que o veículo seja uma SUV ou uma Minivan, já que, além de espaço extra no porta-malas para as bagagens de todos, haverá muito mais espaço interno. Para famílias menores, um sedan é uma opção mais adequada.

2-    Não se esqueça dos itens de segurança!

Em se tratando de crianças, todo cuidado é pouco. Portanto, não se esqueça em hipótese alguma das cadeirinhas de automóveis, que geralmente são determinadas de acordo com a idade da criança: 0 a 12 meses (ou até 13 kg), 1 a 4 anos (ou 9 a 18 kg), maiores de 5 anos (entre 18 e 36 kg). No Brasil este item é de uso obrigatório para crianças de até 7 anos, assim como em algumas localidades dos Estados Unidos. Há locadoras que disponibilizam até três tipos de cadeirinhas para locação e é essencial fazer a reserva para garantir que ela estará disponível na retirada do carro. Para mais informações sobre esses itens, consulte a Rentcars.com e fique conhecendo também as facilidades oferecidas para pagamento, como parcelamento em até 12 vezes, não cobrança de IOF em reservas internacionais pré-pagas no Brasil, 5% de desconto no pagamento via boleto, entre outras.

3-    Acessórios

Quem já viajou com criança, sabe que elas não são muito pacientes. Então, qualquer artificio que possa minimizar essa ansiedade é muito bem-vindo. Alugar um GPS, por exemplo, pode ser uma ótima forma de economizar tempo, já que ele pode diminuir substancialmente a duração da viagem. Outra dica importante diz respeito à distração. Locar um veículo com aparelho de DVD é uma ótima opção para prender a atenção da criança. Se isso não for possível, considere levar aparelhos ou brinquedos que as crianças estão acostumadas a utilizar, como DVD portátil, tablet ou celular.

4-    Facilidades e serviços

Com o objetivo de otimizar ainda mais a experiência do cliente, algumas locadoras oferecem certas comodidades que fazem toda a diferença em uma viagem com a família. Motorista adicional grátis, tanque de combustível pré-pago para a devolução, serviço de pagamento de pedágios automatizado, escolha presencial do veículo e quiosques de autoatendimento estão entre elas. Para mais informações sobre esses serviços, consulte a Rentcars.com e aproveite para se informar sobre os diferentes tipos de seguro disponíveis para locação, outro item muito importante.

 

Você também pode gostar de: